Meditação, Minimalismo
Comments 6

5 motivos para você acordar às 5

Após apertar o botão soneca várias vezes, você também se vê na obrigação de finalmente levantar e, por já estar atrasado, ter que fazer tudo correndo?

Acordar pode ser um pesadelo, sobretudo quando nossos hábitos matinais se reduzem a colocar uma roupa, escovar os dentes e comer qualquer coisa antes de ir para o trabalho ou aula. Contudo, estabelecer uma rotina matinal saudável e, mais do que isso, prazerosa, pode (e vai) promover muitos benefícios em todos os aspectos da sua vida.

Ao estabelecer uma rotina matinal, podemos determinar como pretendemos desenvolver o restante do dia, porque a partir de pequenos êxitos – como, por exemplo, levantar ao primeiro toque do despertador, arrumar a cama ou alongar-se – estamos dizendo ao nosso subconsciente que estamos ativos; não começamos o dia procrastinando.

Sem mais delongas, aqui estão 5 motivos para que você saia da cama ao (talvez não tão suave) toque das 5 da manhã:

1 – Para atenuar estresse, ansiedade e depressão

De acordo com essa matéria do Correio Braziliense, o ato de acordar e dormir cedo está diretamente ligado a diversos benefícios, dentre os quais, a regulação da melatonina, hormônio responsável pelo sono – que, por sua vez, é essencial para a saúde em incontáveis processos do nosso organismo.

Nesse sentido, a National Center for Biotechnology Information (NCBI), realizou um estudo em que estabelece que os hábitos noturnos e matinais têm grande influência em distúrbios psicológicos, como a depressão e a ansiedade. De acordo com a pesquisa, pessoas que mantêm rotinas noturnas têm uma propensão consideravelmente maior de serem acometidas por esse tipo de doença.

Logo, se você começa a acordar mais cedo, passa a inverter essa situação. Através da adoção de hábitos saudáveis no primeiro horário da manhã, você envia ao seu corpo uma mensagem diferente da habitual: o que antes era pressa, atraso e compromisso, se torna um momento de tranquilidade, que você pode (e deve) usar a seu favor – seja para ler um livro, aprender algo novo, fazer exercícios ou simplesmente beber uma xícara de café sem se preocupar com o relógio.

2 – Para estar um passo à frente (dos outros ou de você mesmo)

Saber que você já está ativo enquanto as outras pessoas ainda estão dormindo ou enquanto, outrora, você mesmo estaria dormindo, traz uma vantagem psicológica bem grande: perceber-se “em vantagem” em relação a uma situação, eleva a determinação e a força de vontade.

Isso também faz com que você alcance um nível de tranquilidade maior, já que está ciente de que, começando o dia mais cedo, sua produtividade será elevada e, assim, aquela cobrança insistente e contínua que nos questiona repetidamente “será que vou dar conta?”, deixa de existir.

É claro que estar “à frente da concorrência” depende também de outros fatores e, mais importante do que isso, não deve ser a sua causa motivadora. Devemos ter consciência das razões que nos motivam a sustentar novos hábitos – do contrário, eles serão passageiros e não subsistirão.

3 – Para ser – muito – mais produtivo

De acordo com o psicólogo Ron Friedman, as três primeiras horas do dia são as mais preciosas para a nossa produtividade. Em um podcast para a Harvard Business Review, Friedman fala que:

“Normalmente, nós temos uma janela de aproximadamente três horas, em que estamos realmente focados. Nós somos capazes de ter fortes contribuições em termos de planejamento, em termos de raciocínio, em termos de falar bem”

Muitas pesquisas já confirmaram que a atividade cerebral, especialmente do córtex pré-frontal, tem melhor desempenho nos momentos seguintes ao sono, porque sua mente subconsciente trabalha enquanto você dorme, fazendo conexões que, provavelmente, não serão realizadas quando você estiver acordado, já tomado pelos afazeres cotidianos.

Além disso, logo nas primeiras horas da manhã, sua energia está renovada, e você pode investir esses níveis de energia naquilo que realmente te dá prazer, ou que traz eficiência ao seu trabalho ou arte, ao invés de depositar essa energia em problemas e trabalhos meramente mecânicos.

4 – Para conectar-se com o seu interior

Acordar às 5 da manhã permite que façamos as coisas com calma e em silêncio.

“A calma é nossa natureza essencial. O que é a calma? É o espaço interior ou a consciência onde as palavras desta página são assimiladas e se transformam em pensamentos. Sem essa consciência, não haveria percepção (…) você é essa consciência em forma de pessoa”

Essas são palavras de Eckhart Tolle, quando ele fala sobre o silêncio e a calma.

O estado de pressa em que estamos inseridos é tão constante e insistente, que desaprendemos a apreciar momentos de tranquilidade, sem que estejamos sobrecarregados com um fardo do passado ou com preocupações futuras.

E, ainda nas palavras de Tolle, “A verdadeira inteligência atua silenciosamente”. Ouvir o silêncio – o apreciando e aceitando – é uma virtude. É no silêncio e na calma que nossa verdadeira essência se manifesta.

A partir daí, é mais fácil – ou pelo menos mais satisfatório – desenvolver quaisquer atribuições diárias. Pergunte-se sempre: como posso servir o lugar onde estou? Às vezes, só observar é uma forma de servir. Outras vezes é necessário agir. Em qualquer dos casos, a resposta reside na nossa calma e silêncio interior.

5 – Para ser disciplinado e organizado

Utilizar os primeiros momentos da manhã para organizar as tarefas e compromissos do dia pode ser determinante no tocante ao rendimento pessoal e profissional. Manter-se disciplinado e focado em seus objetivos, entretanto, exige bastante esforço.

Ao acordar cedo, temos tempo disponível para mentalizar, estabelecer e revisar metas, ainda que estas sejam de curto prazo. Isso nos mantém alertas quanto aos objetivos, incitando a persistência e a dedicação.

De fato, as palavras têm poder. Utilizar-se do poder delas em benefício próprio, é um dos melhores presentes que podemos nos dar. E o que isso tem a ver com acordar às 5 da manhã? Bem, o ponto em que quero chegar é: você tem tempo, calma e silêncio, para se ouvir afirmar todas as qualidades que possui; todas as coisas em que pode melhorar e todas as metas que pretende alcançar.

Afirmações positivas somadas à fé (e esta pode residir naquilo que você bem entender), são uma fonte transformadora da realidade. Posso te contar mais sobre isso em outro texto; chama-se “lei da atração”.

É claro que você não precisa acordar às 5 da manhã para ser uma pessoa excepcional, tudo vai depender das individualidades de cada um, e de onde cada pessoa quer chegar. Mas, por experiência própria, posso dizer que esse hábito mudou minha vida para melhor em muitos aspectos. Esses 5 motivos foram e estão sendo vivenciados.

É por conhecer a importância desempenhada por uma rotina matinal prazerosa e saudável, que venho compartilhar 5, dentre as inúmeras razões que me fazem realmente querer levantar da cama às 5 da manhã – exceto, talvez, naqueles dias livres e chuvosos, que são um recadinho do universo nos dizendo “descanse”.

6 Comments

  1. O que fazer para ajudar a organizar o horario a noite. Eu acho maravilhoso acordar cedo e me sinto bem com isso, porém eu tenho uma jornada de trabalho de mais de 13 horas por dia. Acabo tendo que aproveitar o minimo do meu dia a noite, assim fica dificil dormir cedo e acordar cedo. Não sei o que fazer da vida.

    • Nossa, entendo perfeitamente. Chego da faculdade depois das 22h, e às vezes sinto falta de assistir uma sériezinha antes de dormir. Mas aprendi a reorganizar meus horários, pra que desse tempo de fazer isso durante outro horário do dia. Claro que, meu trabalho felizmente me permite isso, mas entendo que muitas pessoas não têm essa mesma possibilidade :/ mesmo assim, te aconselho a pesquisar sobre calendar blocking. A Amy Landino fala sobre isso no Youtube. Basicamente, você se organiza de modo a bloquear determinado período do dia pra fazer uma atividade em específico, e ao terminar o tempo, “já era”. Aí você deixa um horário “bloqueado” pra, por exemplo, viver fora do trabalho, hahah

  2. É muito legal acordar cedo, há mais tempo para se fazer coisas, aquilo que você deseja e não tem tempo disponível. Porém, ao mesmo tempo, não é fácil acordar cedo. Mas é algo que vale a pena, para quem consegue e não fica co ma disposição prejudicada.
    Abraço.

    • Exatamentee
      Tinha muita dificuldade nisso, mas uma coisa que interfere bastante é a alimentação e os hábitos noturnos, então acho que o melhor é começar por aí né

  3. Pingback: O milagre da manhã: guia de desenvolvimento pessoal completo – Terra

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.