Receitas, Veganismo
Comments 2

Grão-de-bico: 5 benefícios e 2 receitas basiconas

O grão-de-bico é uma leguminosa rica em nutrientes e, por isso, é uma das principais fontes (especialmente de proteína) para veganos e vegetarianos. Em 100g, o alimento cozido fornece cerca de 160 kcal, 27g de carboidratos, 7g de fibras, 2g de gordura e 9g de proteína.

Além de nutritivo, o grão-de-bico é muito saboroso e fácil de preparar. Dentre os incontáveis benefícios da leguminosa, elenquei 5 muito importantes para que você não deixe de incluí-la na sua alimentação.

5 benefícios do grão-de-bico

1. Atua no funcionamento dos intestinos

Além de ser fonte de fibras, o grão-de-bico também possui muita celulose em sua casca (que, ao contrário do que muitos dizem, faz muito bem comer). Por conta disso, as funções intestinais são estimuladas e regularizadas.

2. Estimula o bem-estar

A vitamina B, presente na leguminosa, atua na produção de serotonina – substância responsável pela sensação de bem-estar e que promove a autoconfiança.

3. Favorece a saúde da mulher

Por ser fonte de ácido fólico, o consumo de grão-de-bico é altamente recomendável durante a gravidez. Não obstante, durante o período menstrual, esse alimento ajuda a repor os níveis de ferro perdidos por conta da menstruação.

4. Atua na prevenção contra o câncer

Rico em vitaminas C e E, bem como em antioxidantes e, como já citado, em ácido fólico, consumo de grão-de-bico ajuda a reduzir as chances de desenvolvimento de tumores a partir da mutação das células.

5. Fortalece os ossos

Comer grão-de-bico ajuda a evitar fraturas, contusões e até a osteoporose, porque essa leguminosa é rica em cálcio, vitamina K e em fósforo.

2 receitas básicas e muito saudáveis

Grão-de-bico cozido

Tudo bem, essa é bem óbvia… mas existem algumas dicas importantes na hora do preparo e do cozimento para que você não perca os nutrientes da planta. Além disso, o grão-de-bico cozido serve como base para muitas outras receitas, que futuramente posto por aqui.

MODO DE PREPARO:

  1. Deixe os grãos de molho por, pelo menos, 12 horas. Esse passo é muito importante, porque elimina os anti-nutrientes presentes nos grãos e, além disso, os hidrata, facilitando o cozimento.
  2. Descarte a água do molho. Se quiser, pode lavar os grãos também.
  3. Coloque os grãos em uma panela (pode ser normal ou de pressão, eu prefiro a normal) e adicione água (o suficiente para cobri-los por completo, o ideal seriam de 2 a 4 dedos de água acima dos grãos).
  4. Cozimento –  a) na panela de pressão: adicione sal (a gosto) e cozinhe por 15 minutos, a partir do início da pressão. b) Na panela normal: adicione sal e leve os grãos ao fogo; quando começar a ferver, tampe a panela e coloque fogo baixo; deixe cozinhar por 40 minutos e, se necessário, estenda o tempo para uma hora. c) no micro-ondas: coloque os grãos e a água em uma vasilha tampada, própria para micro-ondas, adicione sal e deixe cozinhar por 8 minutos.
  5. Escorra a água do cozimento e deixe esfriar.
  6. Não é necessário tirar a casca, mas se você preferir descascar, basta apertar os grãos, um por um, até a casca soltar.

Você pode temperar o grão-de-bico com limão, vinagre, com azeite de oliva, ou com qualquer outro molho de que gostar. Para uma salada, é ótimo adicionar pimentão, azeitona, cenoura, cebola, etc. Seja criativo.

Homus (pasta de grão-de-bico)

INGREDIENTES

1 xícara de grão de bico cozido e sem casca.

1 dente de alho

1 col. de sopa de tahine (pasta de gergelim)

suco de 1 limão

1/2 col. de chá de sal

pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque o todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma textura homogênea de pasta.

O homus é uma ótima fonte de proteínas para adicionar a um sanduíche, por exemplo.

cropped-Capa-blog-terra-1-2.png

Espero que as receitas e dicas tenham sido úteis! Comam grão-de-bico, bebam água, respeitem seus pais e amem os animais! <3

See you.

 

 

 

This entry was posted in: Receitas, Veganismo

by

Eterna aprendiz enquanto terrestre. Escrevo sempre que posso, cuido das obrigações nas horas vagas.

2 Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.