Estudos
Leave a Comment

5 maneiras de criar um ambiente de estudos organizado

Se você é estudante ou trabalha em casa, é muito provável que você tenha um “cantinho” reservado para essas atividades; ainda assim, esse espaço exige muito foco e, por isso, é importante que o ambiente escolhido para os estudos seja confortável e funcional.

Desde a escolha da mesa até o modo como você dispõe os materiais, é interessante adotar opções práticas para que o espaço seja ocupado da melhor maneira possível, sem exageros e acúmulo de materiais desnecessários.

1. Evite distrações

Se possível, escolha um cantinho que te afaste de possíveis distrações, tais como televisão, computador (se você não o utiliza para os estudos ou trabalho), barulhos, etc.

2. Escolha uma mesa espaçosa

É claro que nem todos temos um espaço amplo à nossa disposição, mas ainda que seja preciso utilizar uma mesa pequena, você pode optar por uma mesa reta, sem prateleiras aderidas à superfície, que tomam o espaço dos livros e afins.

Uma opção legal é a mesa feita com cavaletes. Além de ser bem espaçosa, você mesmo pode fazê-la, e sai baratinha.

3. Faça um mural

A ideia do mural é ajudar você a lembrar de eventos e tarefas importantes. Funciona como uma agenda, mas por estar mais visível, pode ser ainda mais prático. Além disso, você pode anotar palavras-chave sobre conteúdos estudados, a fim de memorizá-los com mais facilidade.

Você pode fazer um mural com isopor, com metal, ou pintar uma parede com uma cor mais escura, aí você pode riscar na parede com giz – é prático, fácil de limpar e fica lindo.

4. Otimize o espaço da sua mesa

Para deixar o ambiente mais espaçoso, você pode instalar prateleiras ou nichos acima da mesa, assim você pode armazenar os materiais que não está utilizando no momento, além de eventuais itens decorativos.

Outra ideia é usar arquivos de armazenamento e kits de escritório para deixar os materiais sobre a mesa, de forma que você não precise empilhá-los.

Você pode inventar e fazer de modo artesanal alguns utensílios para ajudar nessa organização:

5. Economize grana construindo o seu ambiente

Pode ser um pouco trabalhoso, mas fazer as coisas ao invés de comprá-las, muitas vezes tem um impacto maior do que imaginamos – tanto em termos de beleza/utilidade quanto em termos de economia.

A internet está cheia de ideias para isso, e aqui vão algumas delas:

você pode transformar essa ideia em um mural de lembretes, por exemplo.

O mural aramado é uma opção legal e pode ser feito com objetos usados.
Prateleiras e cavaletes feitos com materiais usados.

Por hoje é só, pessoal. Espero que as dicas tenham sido úteis <3

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.