Estudos, Inglês
Comment 1

Como criar um cronograma de estudos para aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma requer, além do estudo em si, duas coisas essenciais: consistência e persistência. Trata-se de um aprendizado que não acontece de um dia para o outro e, certamente, não é adquirido sem prática.

Muitas pessoas, ainda que façam cursos de inglês – onde o cronograma já vem pronto -, têm dificuldade para organizar o estudo de modo que 1. ele não seja tedioso e 2. ele seja completo (ler, escrever, ouvir e falar).

Por isso, aqui está mais um guia basicão para você criar um cronograma bem consistente para aprender um novo idioma.

Escolha um método de estudo que seja bom para você

Resumos, vídeos, livros, áudios. Cada pessoa aprende melhor de uma forma diferente e, aqui, eu não vou poder escolher por você. Particularmente, no entanto, acredito que uma forma muito eficiente de estudo é a reprodução do conteúdo estudado através de resumo.

Você pode assistir vídeos e resumir o que compreendeu; pode ler um material online e sintetizá-lo ou pode utilizar um aplicativo (Duolingo, Babbel…) e resumir o conteúdo aprendido em cada lição.

No caso de não ser um grande fã de resumos, você pode fazer mapas mentais, cartazes ou lembretes, e espalhá-los pela casa.

Criando o cronograma:

1. Estabeleça o horário de estudo

Meu conselho aqui é: estabeleça um horário diário para estudar o idioma. Aprender uma nova língua estudando uma vez por semana infelizmente pode demorar muito (e causar desmotivação) ou pode nem dar certo.

Sugiro, pelo menos, trinta minutos diários. Em dias em que você tem mais tempo livre, estenda esse tempo para uma hora e, quando a sua agenda estiver lotada, estude 15 minutos. Só não deixe de estudar.

2. Divida os seus estudos em cada área

É possível que o seu foco seja a fala ou a escrita, mas é importante aprender pelo menos o básico em todos os aspectos de uma nova linguagem. As áreas são: escrever, ler, ouvir e falar.

Se você estuda uma hora por dia ou mais, separe esse tempo de estudo entre as quatro áreas. Exemplo:

8:00 às 8:30 – Ler | 8:30 às 9:00 – Escrever | 9:00 às 9:30 – Ouvir | 9:30 às 10:00 – Falar.

Caso você estude dentro de um tempo mais reduzido, sugiro estabelecer dias específicos para estudar cada uma delas. Por exemplo:

Segunda – Ler | Terça – Escrever | Quarta – Exercícios de interpretação e escrita | Quinta – Ouvir | Sexta – Falar | Final de semana – revisar.

Foco e disciplina

Ter um bom cronograma não vai ser muito útil sem que você o siga, portanto persista nele por, pelo menos, um mês. Engaje-se com o idioma e, de acordo com a sua área de interesse, prossiga os estudos adaptando o seu cronograma ao que mais lhe interessa.

Se o seu objetivo é aprender a falar, depois de aprender o básico, comece a aumentar o tempo ou os dias de treinamento da fala, por exemplo.

Aprendendo inglês?

Quer ter acesso a conteúdos e materiais grátis?

Se você quer baixar ou acessar conteúdos exclusivos (e gratuitos), basta assinar a lista abaixo.

Não se preocupe, não vou encher a sua caixa de entrada! Vou apenas enviar e-mail quando produzir um novo material sobre Inglês.

1 Comment

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.