Artigos
Leave a Comment

Por que você deve ter uma carteira de estudante?

Se você é estudante, saiba que a carteira de estudante é um direito seu. Ela é oficial das entidades estudantis de nível nacional, a UNE, UBES e a ANPG. Mas pra quê serve esse documento? Bem, a carteira de estudante é o único comprovante aceito para que seja liberada a compra da meia entrada estudantil em shows, cinemas, jogos de futebol e demais eventos artísticos, esportivos e culturais.

Como surgiu a Carteira de Estudante.

A carteira de estudante surgiu depois que a Lei da Meia Entrada foi aprovada em 2013. Nela foi criada a CIE (Carteira de Identificação Estudantil) pela Lei Federal nº 12.933

A lei trata especificamente da meia entrada estudantil e prevê um modelo unificado nacionalmente pela Documento do Estudante, e regulamentada pela UNE ( União Nacional dos Estudantes). Como também pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Do mesmo modo, neste mesmo ano foi criado o “Estatuto da Juventude” (Lei Federal nº 12.852/2013) o qual assegura os direitos dos jovens e as políticas públicas voltadas para eles.

Como identificar se uma carteira é oficial?

Apenas a carteira de estudante emitida pela Documento do Estudante é 100% confiável, pois é regulada pelas entidades estudantis nacionais. Para saber se ela é ou não oficial você deve ficar atento a alguns elementos externos da carteira e também a parâmetros tecnológicos.

A carteira deve atender aos critérios do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). que assegura a aplicação da certificação digital ICP-Brasil.

  • QR Code; que comprova a certificação digital do documento e pode ser lido pela instituição promotora do evento. É um sistema instituído pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Esse sistema se chama certificado de atributo.

Para conferir se a carteira é válida, você pode usar o aplicativo oficial chamado “Meia Entrada”, que vai escanear o QR-Code e conferir se ele é legítimo. (disponível para IOS, Android)

A carteira também precisa conter:

  • Trama anti scanner
  • Microletras
  • Logo das entidades estudantis encarregadas junto da assinatura de seus respectivos presidentes (as): UNE, UBES, ANPG

E os seguintes dados do usuário:

  • Foto do aluno
  • Nome completo
  • Número de RG e CPF impressos na carteirinha
  • Data de nascimento
  • Nome do curso e da instituição de ensino
  • Tarja magnética
  • Certificação Digital padrão ICP Brasil

Para ter sua carteira de estudante basta acessar o site oficial e solicitar a sua!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.